quarta-feira, 16 de maio de 2012

‘Todos seremos transformados pela vitória do nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15,51-58)


Liderada e coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas- CONIC, terá início no próximo domingo, dia 20 de maio, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.  Inspirados pelo tema: “Todos seremos transformados pela vitória do nosso Senhor Jesus Cristo”. Cristãos e cristãs de todo o hemisfério sul estarão participando deste evento tão importante para a unidade da Igreja. O encerramento acontece no Domingo de Pentecostes, dia 28 de maio.
Durante essa semana, pessoas das mais variadas etnias, religiões cristãs e culturas estarão dedicadas à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade. Irmãos e irmãs da Polônia, país marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem no testemunho de fé diante de inúmeros desafios, prepararam a semana de oração deste ano.


Um pouco de história

 A celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começou em 1908 por  or iniciativa do Ver Anglicano Paul James Wattson. Por ocasião da Conferência Missionária na cidade escocesa de Edimburg, em 1910 foram dados os primeiros passos para que a iniciativa do Rev. Wattson fosse assumida por todos os cristãos e cristãs e que a SOUC ocorresse anualmente em todas as igrejas cristãs.
A Conferência tinha como objetivo propor a unidade dos cristãos na missão. Para povos não cristianizados, era difícil compreender divergências doutrinais entre pessoas que seguiam um mesmo credo religioso, sob a égide de um só Cristo. Daí a proposta de criar uma unidade dialogal entre comunidades cristãs de diferentes tradições teológicas.
O princípio que regia essa ideia, em última análise, era simples: muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa (Mc 9.40). A partir de então, houve um esforço coletivo das igrejas presentes nessa conferência de exaltar o diálogo e minimizar o confronto, pois todos levavam a mesma cruz, o mesmo amor e, consequentemente, compartilhavam um só objetivo: anunciar as boas novas do Salvador (Mt 10.7).

Atualmente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada por milhões de cristãos no mundo. O decreto sobre ecumenismo do Concílio Vaticano, promulgado em 1964, chamou a oração de alma do movimento ecumênico e animou a celebração. Em 1996, a Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas, e o Pontifício Conselho pela Unidade dos Cristãos, do Vaticano, começaram a colaborar na elaboração de um texto internacional comum para uso em todo o mundo.

Desde 1968, esses textos internacionais, baseados em temas propostos por grupos ecumênicos existentes no mundo, são adaptados à realidade dos diferentes países. Aqui no Brasil, essa adaptação é feita pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro. Mas no hemisfério sul, onde janeiro é tempo de férias, as Igrejas preferem outras datas para celebrar a Semana de Oração como, por exemplo, ao redor de Pentecostes.


Por que esta Semana é tão importante?

Em seu livro “Espiritualidade e Compromisso”, o teólogo luterano Nelson Kilpp dedicou um capítulo sobre a oração e apontou dez boas razões para orar. No caso específico da SOUC, o autor aponta que a oração aproxima-nos de outras comunidades de fé e afirma:

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, pessoas de diversas denominações oram em conjunto, em celebrações específicas ou, então, cada dia em outro templo da cidade. Nessa oração se expressa a consciência de que a unidade das igrejas de Cristo é uma obra produzida pelo Espírito Santo, à qual nós podemos dar visibilidade.
As orações ecumênicas representam mais do que o desejo de superar divisões, curar feridas e promover o encontro dos diferentes. Elas expressam a consciência de que todos nós, independente de nossa tradição religiosa, dependemos do mesmo Deus, que é a base de nossa existência[1].

Que esta Semana de Oração possa levar-nos, mais uma vez, ao encontro de outros irmãos e irmãs, e que, orando em conjunto, possamos dar testemunho de que estamos colocando em prática aquilo que afirmamos no Credo Apostólico: Cremos na comunhão dos santos – a una, santa, universal e apostólica Igreja. Amém e Amém.


                                Revda. Sônia Mota


BIBLIOGRAFIA

KILPP, Nelson. Espiritualidade e Compromisso: dez boas razões para orar, praticar a justiça, cuidar da criação, acolher o outro, compartilhar. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2008.

Sites consultados:







                  




[1] KILPP, Nelson. Espiritualidade e Compromisso. p. 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário